Você sabia que a saúde bucal pode influenciar na qualidade de vida dos idosos?

Você sabia que a saúde bucal pode influenciar na qualidade de vida dos idosos?

Os cuidados com o sorriso devem ser redobrados na terceira idade. O envelhecimento é natural e faz parte da nossa vida, mas deve acontecer com saúde. E um dos fatores que merece uma atenção toda especial nessa fase é os dentes e a boca.

Varias pesquisas destacam a importância dos dentes e de uma oclusão funcional no aumento da expectativa de vida. Eles também são muito importantes para autoestima, favorecendo o convívio social do idoso.

Entre as doenças bucais mais comuns na terceira idade está a periodontite que afeta os ossos e a gengiva, cárie de raiz, lesões pela má adaptação da prótese e perda de dentes. Observamos também dores na articulação temporo-mandibular que geram dor e desconforto ao idoso.

Cada dente tem sua função específica, a ausência de um ou mais, prejudica muito a mastigação e a digestão do idoso. Alimentos mal mastigados causam doenças estomacais e prejudicam a absorção dos nutrientes.

Ter dentes em bom estado gera uma mastigação muito mais eficiente e com isso o idoso tem condições de ter uma dieta mais rica em bons nutrientes mantendo mais íntegra sua saúde em geral, inclusive diminuindo a necessidade que ingestão de medicamentos.

No campo médico, uma condição bucal favorável tem muito impacto no controle da diabete, na prevenção de doenças cardiovasculares, na diminuição das moléstias de origem nutricional e do trato gastrointestinal.

Manter higiene bucal adequada e visitar regularmente o cirurgião dentista reduzem consideravelmente os problemas bucais. Os cuidados com a higiene são: escovar os dentes após as refeições, usar creme dental com flúor e utilizar o fio dental sempre. Evitar o tabaco e alimentos com açúcar também contribui para a saúde dentária. Se o idoso já perdeu algum dente, ele deve procurar o cirurgião dentista, para o tratamento e reposição do mesmo, já que a qualidade da sua mastigação está diretamente relacionada ao número de dentes na boca.

Dra. Andressa Dielle Sturm Gomes (Cro /sp 116273)

Cirurgiã dentista pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Pós Graduada em Ortodontia (Dental Press)
Especialista em Ortodontia (Dental Press)
Master em Ortodontia (OrtoGotardo)
Pós Graduada em Ortopedia Funcional dos Maxilares (Cepreno)
Residente em Ortopedia Funcional Dos Maxilares e Disfunção TemporoMandibular (Cepreno)
Atendimento clínico na Inovve Odontologia em Ribeirão Preto e AG Odontolagia no Paraná.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *