O envelhecimento da população vem sendo associado ao aumento da longevidade. Sabemos que o envelhecimento está aliado à novas demandas e essas podem vir ligadas a doenças e dependência funcional. Isso não quer dizer que o idoso seja incapaz de realizar tarefas cotidianas, mas que possui uma maior vulnerabilidade.
As mudanças no corpo, na cognição, no humor, no comportamento, na mobilidade, na comunicação e na deglutição, são sistemas funcionais que devem sempre estar integrados e em harmonia. A presença de alguma destas incapacidades funcionais podem necessitar de alguns cuidados de longa duração, cuja realização compete aos profissionais da saúde.
A Fonoaudiologia tem como objetivo orientar, prevenir e tratar tais alterações quando necessário, para que o bem estar e a funcionalidade desses sistemas se completem e a autonomia seja mantida, ainda que com certas peculiaridades.
Tendo em vista as vulnerabilidades dos idosos, não podemos deixar de salientar a importância de uma boa hidratação. Tais condutas podem ser realizadas por via oral, sendo as principais a ingestão de água e fluidificação nasal (através de soro fisiológico aplicado diretamente no nariz), que são indicados em qualquer época do ano.
Fga. Antonietta Ellen Mainardi
CRFa 17.990/SP